VIAGENS

Ottawa, a charmosa capital canadense

sosso-ottawaEu não poderia iniciar esse texto, sem ilustrá-lo com uma das imagens que por sorte consegui captar e morrer de amores. Ottawa, capital do Canadá é linda, e parada obrigatória para quem está nas proximidades de Quebec e Ontário.

Dei muita sorte de poder visitar essa cidade tão incrível mais de uma vez. A primeira, no verão de 2015, em setembro, foi muito rápida e eu mal consegui aproveitar a cidade. Embora alguns minutos fossem mais do que suficientes para que eu me apaixonasse pelo imponente Parlamento.

O Parliament Hill (Colline du Parlement / Colina do Parlamento), área pertencente à coroa canadense, que abriga os edifícios do Parlamento do Canadá.

Centre Block (Édifice du centre / Edifício Central), é o prédio principal do Parliament Hill abriga os plenários do Senado e da Câmara dos Comuns, é considerado um dos maiores monumentos da cidade e do país.

Tive a oportunidade de conhecer o Centre Block por dentro em uma visita guiada gratuita por cerca de 45 minutos. Se você tiver interesse em conhecer o interior do prédio, precisa ir até a central de informações que fica em frente ao Centre Block e pedir os horários dos tours. Acesse o site do Parlamento do Canadá.

A magnífica reconstrução do prédio original, foi projetada por Jean Omer Marchand e John A. Pearson, toda em estilo gótico, com gárgulas, pinturas grotescas e frisos.

O Centre Block, sedia a Biblioteca do Parlamento (Library of Parliament ou Bibliothèque du Parlement). O prédio original da biblioteca foi consumido pelo grande incêndio de 1906, que também destruiu a Câmara dos Comuns e o Senado. E é certamente uma das coisas mais lindas que uma apaixonada incurável por livros, pode ter visto em toda sua vida. A riqueza de detalhes do edifício, confunde-se com o majestoso acervo.

A Câmara do Senado é popularmente conhecida como Câmara Superior (Upper House), e exerce menos poder do que a Câmara dos Comuns, a “Câmara Inferior” (Lower House), que detém o poder do governo. O primeiro-ministro apenas permanece em ofício quando possui o suporte da maioria da Câmara dos Comuns. O Senado não possui tal influência, e não exerce tal poder no governo. O Senado é vermelho, justamente por não estarem presentes os parlamentares eleitos pelo povo, e diferencia-se da Câmara das Comunas, que é verde.

Fairmont Château Laurier, hotel 4 estrelas mais luxuoso da cidade, reflete a confiança, dignidade e estilo da capital canadense. O edifício que foi construído com base nos castelos franceses, encanta os visitantes da cidade e seus hóspedes. O Canal Rideau, que fica ao lado da construção, oferece trilha para bicicletas no verão, e uma pista de patinação no inverno.

A Notre-Dame Cathedral Basilica (Catedral de Notre Dame), é igreja mais antiga da cidade, construída em 1840. Com arquitetura gótica, duas torres elevadas revestidas de pedra, compõem a fachada do edifício.

Assim como a Colina do Parlamento, visitei a Royal Canadian Mint (Casa da Moeda), duas vezes. Na primeira visita, como eu estava com um grupo de turismo, fizemos o tour e vimos como são fabricadas algumas moedas que abastecem a economia do país, e outras edições colecionáveis e também comemorativas. Durante todo o processo, os guias são muito bem instruídos, e seguem à risca as normas que impedem que sejam feitas fotografias. Desta forma, só consegui imagens do exterior do edifício, mais um para deixar o meu coraçãozinho feliz!

Escrever sobre minhas experiências na capital, me trazem muitas lembranças queridas e emocionantes. Reforço que todos os locais pelos quais passei, precisam ser visitados caso você esteja planejando a sua ida para essa cidadezinha tão encantadora.

Thaissa Freire

Thaissa Freire

Em terra em que o YouTube e as gigantes de streaming imperam, eu carioca da gema, cristã que sabe que existe SIM, muito amor - e chuva - em São Paulo, não troco as palavras em forma de escrita por nada. Adoro um bom vídeo, piro nos GIFS, mas são os versos que fazem o meu coração refém.

Uma louca apaixonada por letras, Montreal (Canadá), e que faz do Blog das Meninas, o palco de seus sonhos mais doidos, escreve - sempre que a vida permite - sobre suas experiências de viagens, séries, filmes e livros favoritos, receitinhas pois é metida a chef de cozinha, músicas, e o que mais lhe vier à cabeça.
Thaissa Freire

Últimos posts por Thaissa Freire (exibir todos)

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply