CULINÁRIA OPINIÃO ALHEIA

Cheesecake de frutas vermelhas

Eis que a época mais amada e festejada do ano, o Natal chega, trazendo consigo seu significado repleto de amor e gostosuras. Eu não sei como você costuma celebrar essa data tão especial, mas minha família cristã e tradicional, costuma passar quase toda a véspera (o dia 24) no preparo das delícias da ceia, para mais tarde pertinho da meia noite, nos fartarmos com o banquete, com músicas, orações e agradecimentos a Jesus Cristo.

Papai Noel, e todos os adereços e enfeites natalinos decoram sim a nossa festa. As crianças que quando mais miudinhas, brincavam que era o bom velhinho, que trazia os presentes. Hoje, sabem que na verdade este era Nicolau, bispo turco de coração muito bondoso, que ajudava as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Não vejo maldade em colaborar com algumas histórias como a de Noel, até porque não há como se desvencilhar de uma figura que se tornou um símbolo tão forte dessa data.

Entretanto, em nossas casas e corações, Natal é Cristo! E dentre toda essa festividade tradicional de alegria e comunhão, sempre que posso me responsabilizo pela organização do cardápio da ceia e do almoço de Natal, bem como também na escolha das músicas que são cantadas ao anoitecer.

Este ano de 2016, que foi muito especial para mim, tenho a alegria de comemorar o nascimento de Cristo, mais uma vez no Brasil, participando de momentos lindos ao lado de quem amo. No ano passado, em que eu também havia me prontificado à ajudar no preparo de alguns pratos que iriam compor a nossa mesa de Natal, abri espaço para duas sobremesas: a torta de Brigadeiro, e uma Cheesecake de Frutas Vermelhas, o de verdade, receita de Rita Lobo, que ganhou não só o meu, mas os corações de todos os meus familiares e amigos. Compartilho aqui no Blog, essa delícia que é figurinha carimbada em nosso Natal! 🙂

 

  • Tempo de preparo: 1 hora para o queijo ficar na temperatura ambiente.
  • 30 minutos
  • 1 hora para o forno
  • 1 hora na geladeira
  • Serve: 12 porções

Ingredientes para a massa:

  • 200 g de bolacha maisena
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo da massa:

Preaqueça o forno a *180ºC (temperatura média).

*se você fizer a receita fora do Brasil, considerar 356ºF.

Coloque os biscoitos no processador, ou liquidificador, e bata até obter uma farinha. Retire a farinha do processador e transfira para uma tigela. Acrescente a manteiga e misture bem com as mãos. Distribua a massa numa fôrma de fundo removível, de 24 cm de diâmetro. Com as mãos, pressione bem a massa contra o fundo da fôrma. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire do forno e reserve.

Ingredientes para o recheio:

  • 750 g de cream cheese
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de raspas de limão
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja
  • 1 colher (chá) de raspas de *essência de baunilha

*se preferir um sabor mais presente, use a fava de baunilha no lugar da essência.

Modo de preparo do recheio:

Retire do cream cheese da geladeira com 1 hora de antecedência. Preaqueça o forno a 180ºC (356ºF), em temperatura média.

Numa batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até que a mistura ficar bem cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Junte o creme de leite, a farinha, as raspas de limão e as de laranja, a essência de baunilha e bata muito bem.

Transfira esse creme para a fôrma reservada e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Em seguida, reduza bem a temperatura e deixe assar por mais 40 minutos ou até que o centro não esteja mais brilhante. (A cheesecake ainda estará com um aspecto mole e só ficará coma textura certa após ficar na geladeira por 1 hora).

Retire do forno e deixe esfriar até que as laterais comecem a desgrudar da fôrma. Passe uma faca de ponta redonda ao redor da cheesecake, mas não retire-a da fôrma. Leve à geladeira por 1 hora. Retire o aro da fôrma e sirva a cheesecake pura, com calda de frutas vermelhas, com calda de geleia de morango ou com calda de chocolate.

 

Thaissa Freire

Thaissa Freire

Carioca da gema, cristã que sabe que existe SIM, muito amor - e chuva - em São Paulo.
Apaixonou-se perdidamente por Montreal, fez intercâmbio de inglês na cidade francófona, e sonha, em viver em terras canadenses, PARA SEMPRE.

No Blog das Meninas, fala sobre suas experiências de viagens, suas séries favoritas, receitinhas, músicas, e o que mais vier à cabeça.
Thaissa Freire

Últimos posts por Thaissa Freire (exibir todos)

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply